quinta-feira, 26 de agosto de 2010

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

image

 

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Independência do Brasil é o processo de emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva:Independência ou Morte. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de dois milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidào se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

 

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Aprenda como fazer um BLOG.

Deve gostar também de...

Install Widget on Blogger Related Posts with Thumbnails

TWITTER: O QUE É E PARA QUE SERVE?

CÍCLO DE FORMAÇÃO HUMANA

div style="width:425px" id="__ss_1967194">Ciclo De FormaçãO Humana